MÉTODOS DE PROSPECÇÃO MINERAL

Geoscan Geologia & Geofísica
3 min readSep 23, 2018

Introdução

A mineração, como já foi dito, representa uma das atividades mais importantes do país, contribuindo com uma bela parcela do PIB nacional. Mas para que uma mina seja aberta, antes mesmo do requerimento de pesquisa mineral, é preciso realizar a prospecção através dos métodos de prospecção mineral.

No artigo de hoje iremos explicar o que é prospecção mineral e quais são as formas de se realizar esta atividade.

O que é prospecção mineral?

A prospecção mineral, resumidamente, é a escolha preliminar de áreas com potencial geológico para produção mineral.

É a etapa mais barata e de maior risco de todo o processo minerário, mas também pode ser, em muitos casos, a etapa mais importante também, dependendo do modo em que é feita.

É a prospecção mineral que irá definir os melhores alvos de uma região para que o mapeamento em detalhe seja feito, economizando muito dinheiro nas etapas seguintes.

Como é feita e quais os métodos de prospecção mineral?

Os métodos de prospecção mineral utilizam vários tipos de tecnologias, desde uma biblioteca a voos aéreos.

Pesquisar sobre as áreas de interesse na bibliografia já publicada pode ser uma excelente forma de eliminar logo no início várias regiões sem nenhum potencial produtivo.

Outra informação muito importante que pode estar publicada em algum artigo é sobre a produção média de uma determinada substância na região em que se pretende empreender.

Saber comparar e analisar a produção das minas localizadas ao longo do alvo é uma excelente forma de se realizar a prospecção mineral.

Outras ferramentas muito úteis estão na geofísica e na obtenção de imagens multiespectrais da área.

Suponha que empreendedor esteja interessado em lavrar areia do fundo de um rio.

A prospecção mineral desta área, além da bibliografia e da comparação das minas já estabelecidas na área, irá contar também com a batimetria realizada ao longo deste rio visando sempre suas camadas mais espessas de areia.

A geofísica também é largamente usada na exploração de alguns minerais de minério sulfetados. Nas ocasiões em que se suspeitar a presença destes minérios, métodos geofísicos como a eletrorresistividade e eletromagnetismo serão muito úteis na identificação destes pontos mais enriquecidos nestes minérios.

Tratando-se de fotos aéreas, é possível identificar contrastes geológicos com uma simples análise do relevo em planta, por exemplo. Suponhamos um depósito enriquecido em ferro em uma determinada área. A foto possivelmente irá identificar variações acentuadas do relevo nestas regiões, delimitando melhor os possíveis depósitos.

Outra técnica muito usada atualmente está na obtenção de imagens multiespectrais para se realizar a prospecção mineral. Estas imagens são captadas por sensores específicos que conseguem reter ondas eletromagnéticas que não são visíveis a olho nu e que podem ser muito úteis na identificação dos minerais presentes em determinadas regiões do globo.

Veja também: Requerimento de áreas

Quem pode realizar prospecção mineral?

Todos os métodos de prospecção mineral necessitam ser realizados por empresas que já trabalham com todas as outras etapas do processo minerário no país.

A Geoscan é especialista na realização de trabalhos de prospecção mineral, entre em contato conosco para saber mais como realizar esse tipo de estudo.

Clique aqui e veja a matéria completa em nosso blog.

Texto Original: https://www.geoscan.com.br/metodos-de-prospeccao-mineral/.

--

--

No responses yet